Pular para o conteúdo principal

Prefeito afastado de Luziânia, Cristóvão Tormin, é acionado pelo MP por irregularidades em contratações e nepotismo

 


O prefeito afastado de Luziânia, Cristóvão Vaz Tormin, foi acionado pelo Ministério Público de Goiás (MPGO) por improbidade administrativa em ação que apura irregularidades em contratações temporárias do município. O órgão ainda requereu bloqueio no valor de R$3.327.663,50 contra Cristóvão.

De acordo com o Tribunal de Contas dos Municípios, 221 contratações de garis foram julgadas ilegais por não ter sido demonstrada a necessidade e excepcionalidade do interesse público nas admissões.

As contratações foram consideradas ilegais porque necessitam de ingresso por concurso público de prova e títulos. No entanto, o prefeito afastado alterou a nomenclatura do cargo de gari para diretor de arrecadação, com o mesmo rendimento, viabilizando o prolongamento indiscriminado e ilegal das contratações de 2013 e burlando o concurso.

O MPGO também destacou que os cargos de gari são funções ocupadas por efetivos, não existindo lei que regulamenta esse tipo de contratação entre município e particular.

Nepotismo

Além disso, o MPGO também propôs ação contra Tormin, o vereador Boaz Epaminondas Albuquerque e os servidores em situação de nepotismo Sammael Vieira de Albuquerque, Sara Dias Vieira de Albuquerque e Marcos Wendell Roriz Calixto. Foi requerido pelo órgão indisponibilidade de bens e afastamento do cargo público dos envolvidos.

Caso condenados, o MPGO solicita o pagamento por dano moral coletivo no valor de R$100 mil. A 6ª Promotoria de Luziânia afirmou que recebeu inúmeras denúncias de nepotismo nos últimos anos. Totalizaram mais de cem procedimentos de investigação sobre a questão.

Em abril de 2019, o MPGO recomendou ao prefeito a exoneração de diversos servidores enquadrados nessa questão, além de desvio de funcionalidade. Após dez dias da recomendação, não foi tomada nenhuma providência.


Fonte: Jornal Opção

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Eu sei o que pobre sofre, eu sinto na pele, diz Wilson do Túllio

Wilson do Túllio (DEM) é a mais nova aposta para o município de Águas Lindas. Ele que é de origem humilde, foi criado no lar de mulheres, pois seu pai faleceu quando tinha 10 anos de idade. Wilson é morador da cidade desde nasceu e foi cresceu junto com a cidade que atualmente possui 25 anos de história.  Por conhecer o município como a palma de sua mão e entender as dificuldades que a população enfrenta diariamente, Wilson viu a oportunidade de transformar essa realidade se tornando candidato a Prefeito. Um dos mais queridos entre a comunidade ele possui grandes projetos de mudanças de melhorias para Águas Lindas.  "Eu venho de uma família de origem humilde, sou batalhador, eu vivo a realidade e as dificuldades que todos os pobres enfrentam no diariamente. Eu sei o que o pobre sofre, eu sinto na pele, conta o candidato.  Além disso ele ressalta que o grande desejo de desenvolver a cidade. "Nossa cidade tem muito potencial para desenvolver e isso precisa ser incentivado"...

André do Premium, o candidato que vem com novas propostas para Santo Antônio do Descoberto

      André do Premium, candidato a prefeito da cidade de Santo Antônio do Descoberto, tem realizado um excelente trabalho no município. André, conhece desde sempre as necessidades do povo santo-antoniense, então sua campanha eleitoral, tem sido movida a muita garra e determinação. A cidade de Santo Antônio do Descoberto, carece de um futuro gestor que anseie as necessidades do povo, e que acima de tudo consiga demonstrar isso durante a campanha eleitoral. E é nesse momento, em que o candidato tem a oportunidade de mostrar aos seus eleitores, quais são suas metas e intenções para com a população. Um futuro gestor deve ter como seu pilar principal, a transparência. André do Premium, tem todas as qualidades que um futuro gestor precisa ter, ele vem com novas propostas, e é isso que Santo Antônio do Descoberto precisa.